Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional

Área do conteúdo

Perfil profissional a ser formado


 

O objetivo do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional é a formação de capital humano diferenciado, com ética e pensamento crítico, estimulando o compromisso com a geração de novos conhecimentos em saúde, pesquisas de novas tecnologias, o desenvolvimento de habilidades e atitudes, fomentando a formação de massa crítica competitiva, pelo domínio do conhecimento, contribuindo para a pesquisa científica e tecnológica no Nordeste, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e para a integração dos saberes da pesquisa básica e clínica, aplainando os caminhos entre a bancada e o leito.

O egresso do Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional apresentará maturidade científica sólida, na fronteira da excelência, para elaborar e executar de forma criativa, autônoma e crítica projetos de pesquisa robustos e inovadores, nas mais diferentes áreas da saúde, posicionando-se na vanguarda das ciências básica e aplicada, com a capacidade de liderar a geração de novos saberes e práticas, incentivando jovens pesquisadores para a modernização das linhas de pesquisa do PPGMDT.

Ademais, dependendo da área de pesquisa escolhida para o desenvolvimento do projeto pelo discente, espera-se que ele desenvolva habilidades como:

Criar metodologias de pesquisa para produção de conhecimentos em pesquisa clínica, com ênfase no planejamento e execução de ensaios clínicos; psiquiatria clínica e translacional focando em aspectos da prevenção, fisiopatologia, novos tratamentos e genética dos transtornos mentais. Domínio dos conhecimentos dos princípios do crescimento neoplásico, progressão e disseminação do câncer e as principais metodologias de pesquisa e modelos de doenças na biologia do câncer, bem como ser capaz de produzir conhecimentos na área de oncologia, focando na farmacogenética, novos tratamentos e métodos de diagnóstico para o câncer, assim como para doenças transmissíveis. Regeneração tecidual e da farmacologia regenerativa como base de terapias regenerativas e compreenderá as tecnologias, como engenharia de tecidos, transplante de células e órgãos e imunologia de transplantes e a aplicação de terapias de medicina regenerativa. Domínio sobre os mecanismos envolvidos na fisiopatologia da dor inflamatória e seus determinantes. Domínio sobre temas relacionados aos princípios das vias metabólicas básicas, a fisiopatologia do diabetes mellitus, a resistência à insulina, a síndrome metabólica e a obesidade e a utilização do conhecimento genético como base para sua predição, diagnóstico e tratamento.

O pós-graduando alcançará uma ampla compreensão de tópicos e métodos no campo da Medicina Translacional, das moléculas ao homem, do paciente aos alvos terapêuticos, das doenças aos biomarcadores.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo