Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional

Área do conteúdo

Discente de Mestrado do PPGMDT recebe prêmio por melhor trabalho apresentado no XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária

Data de publicação: 29 de novembro de 2021. Categoria: Inovação, Pesquisa Científica, Prêmios

Apesar de recém-criado, o Programa de Medicina Translacional da UFC tem cumprido seu papel de transformar as pesquisas de laboratório em aplicações clínicas, e trazer desafios da clínica para a investigação laboratorial. No XVII Congresso Brasileiro de Oftalmologia Veterinária, realizado entre 17 e 19 de novembro de 2021, a discente de mestrado Mirza de Souza Melo, sob orientação do Prof. Dr. Manoel Odorico de Moraes, ganhou prêmio de melhor trabalho apresentado, intitulado “Enxerto de Pele de Tilápia em Úlcera de Córnea de Cães”, o trabalho descreve o primeiro caso de uso da pele da tilápia in natura em lesões de olhos de cães, apresentado em Foz do Iguaçu. O uso da pele de Tilápia em mais essa aplicação representa um avanço significativo em relação ao tratamento tradicional, demonstrando a versatilidade do curativo biológico.

“Apesar de haver 48 aplicações para a pele de tilápia na medicina humana, o uso oftálmico nunca havia sido realizado, e o que vemos em nossos resultados é que, além de fácil conservação e manipulação no transcirúrgico, temos um ótimo reparo corneano e um pós- cirúrgico sem dor, sem infecções ou complicações após a aplicação da pele”, explica a pesquisadora Mirza Melo.

Imagem: pesquisadora Mirza Melo em laboratório
Mirza esclarece que hoje a técnica vem sendo usada utilizando não mais a pele in natura, mas a sua matriz dérmica, também denominada scaffold, que é um arcabouço feito de colágeno puro, obtido através de um longo processo laboratorial de remoção das células do peixe. Ela aponta que esse novo material tem proporcionado ótima cicatrização e transparência corneana.

A veterinária informa que 119 cães já foram operados com a técnica e que, agora, estão sendo estudadas novas possibilidades de aplicação em cirurgia nos olhos. “Estamos evoluindo com nossos resultados para que a técnica também seja usada em olhos humanos”, adianta.

(Foto: Divulgação)

Acessar Ir para o topo