gov.br

Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional

História

O programa de pós-graduação em Medicina Translacional (PPGMDT) emerge como uma iniciativa pioneira em pesquisa no Norte/Nordeste/Centro-Oeste do Brasil advindo do esforço conjunto dos pesquisadores que compõem o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM), vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). O Núcleo foi inaugurado no dia 02 de fevereiro de 2015, após dez anos de planejamento e é coordenado pelo Prof. Dr. Odorico Moraes.

Um dos pontos de partida para a idealização, planificação e realização do NPDM foi a criação em 1992 da Unidade de Farmacologia Clínica da Universidade Federal do Ceará (UNIFAC). No momento atual o Centro de Pesquisa Clínica UNIFAC-NPDM é formado por pesquisadores com sólida formação acadêmica e experiência adquirida em mais de duas décadas de pesquisa e ensino na área de Farmacologia Clínica. Vale destacar que a UNIFAC, que tem como objetivos a realização de estudos clínicos em seres humanos auxiliando no desenvolvimento de novos medicamentos e no controle de qualidade de fármacos comercializados no país, através de ensaios clínicos Fase I, II, III e IV, e estudos de Biodisponibilidade/Bioequivalência, já realizou mais de 3 centenas de ensaios clínicos para a indústria farmacêutica nacional e internacional. Esse trabalho tem gerado uma sólida produção científica norteada pelo trinômio: responsabilidade, profissionalismo e excelência. O grupo de pesquisadores da UNIFAC também é responsável pela organização de palestras, seminários e cursos sobre Farmacologia Clínica, ministrados para profissionais liberais, para profissionais da ANVISA e para alguns setores da Indústria Farmacêutica em Sistema.

Da união entre os pesquisadores clínicos da UNIFAC com pesquisadores pré-clínicos da UFC surgiu o NPDM que é uma estrutura multidisciplinar de estudos científicos, prestação de serviços, desenvolvimento tecnológico, inovação e capacitação de recursos humanos para o desenvolvimento de novos medicamentos na indústria. No ano de 2017, parte dos pesquisadores do NPDM manifestou o interesse de montar uma nova pós-graduação, o que deu origem, então, ao projeto do PPGMDT.

Vale destacar que nos dois primeiros anos de vida do NPDM (2015-2017) seus pesquisadores em conjunto publicaram mais de 3 centenas de artigos científicos em periódicos de circulação Nacional e Internacional.

O PPGMDT foi idealizado de forma que propiciasse uma ampla interação entre pesquisadores jovens e experientes no âmbito da participação em projetos de pesquisa, bem como em disciplinas viabilizando, portanto, um processo de troca de experiências e aprendizado mútuo o que será importante para a continuidade das atividades do programa, fortalecimento e consolidação das linhas de pesquisa. Esta interação trará ideias inovadoras e motivação ao grupo, com potencial de melhorar as atividades desenvolvidas dentro das linhas de pesquisa, bem como no ambiente de sala de aula.

O programa de pós-graduação em Medicina Translacional (PPGMDT) foi aprovado pela UFC através da Resolução N° 54/CONSUNI, de 30 de Outubro de 2017 e pela CAPES na 4ª Reunião Extraordinária do Conselho Superior (CS) em 14 de novembro de 2019. Iniciando suas atividades em janeiro de 2020.