gov.br

Programa de Pós-Graduação em Medicina Translacional

Área do conteúdo

PPSUS: Projeto pioneiro no Ceará usa abordagem lúdica para alertar pacientes com Artrite Reumatoide sobre riscos cardiovasculares

Data de publicação: 13 de setembro de 2023. Categoria: Informativos, Inovação, Pesquisa Científica

A médica e discente de Doutorado do PPG Medicina Translacional – UFC Christiane A. Nobre, sob orientação da Profa. Mirna Marque B. Brayner e co-orientação do Prof. Carlos Ewerton M. Rodrigues, em parceria com outras instituições de pesquisa e saúde do estado, está lançando um cordel inovador que não apenas informa, mas também engaja os pacientes com Artrite Reumatoide de uma maneira lúdica e acessível, abordando os riscos cardiovasculares associados a essa doença crônica. O cordel “Artrite Reumatoide e Risco Cardiovascular”, financiado pelo Programa de Pesquisa para o SUS (Edital PPSUS 02/2020), visa não apenas a prevenção, mas também a disseminação do conhecimento adquirido pela pesquisa, fruto de sua Tese em fase de conclusão.

A Artrite Reumatoide é uma condição inflamatória crônica que afeta as articulações, mas muitas vezes as complicações vão além das dores nas juntas. Estudos recentes têm demonstrado uma relação entre a Artrite Reumatoide e o aumento do risco cardiovascular, o que torna crucial informar os pacientes sobre esses riscos e as medidas que podem tomar para reduzi-los.

O projeto, intitulado “Avaliação de Risco Cardiovascular em pacientes com Artrite Reumatoide: possível associação com atividade da doença, citocinas e a via NRF-2/HO-1”, reúne pesquisadores da Universidade Federal do Ceará, da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), do Hospital do Coração de Sobral e da Policlinica Bernardo Félix de Oliveira em Sobral.

A discente Christiane A. Nobre, explica a importância deste estudo: “Estamos preocupados com a saúde global dos pacientes com Artrite Reumatoide. Esta pesquisa nos permitirá entender melhor como a doença afeta o sistema cardiovascular e como podemos ajudar esses pacientes a reduzir seus riscos.”

Além de fornecer informações valiosas aos pacientes, o projeto também contribuirá para a área da pesquisa médica, enriquecendo o conhecimento sobre a relação entre a Artrite Reumatoide e os riscos cardiovasculares. Os resultados serão compartilhados com a comunidade médica e científica, permitindo que outras regiões também se beneficiem desse conhecimento.

Com o apoio do PPSUS (edital 02/2020), que visa promover pesquisas científicas e inovações relacionadas à saúde, esse projeto demonstra o compromisso das instituições de ensino superior e pesquisa no estado do Ceará com a saúde da comunidade, tornando a jornada de informação sobre saúde mais envolvente para os pacientes.

Os pacientes com Artrite Reumatoide agora têm uma nova fonte de informações e apoio para gerenciar sua saúde de maneira mais abrangente. Este projeto pioneiro é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas e reduzir os riscos cardiovasculares associados à doença.

Acesse aqui o cordel “Artrite Reumatoide e Risco Cardiovascular

Fonte: Profa. Mirna Marques B. Brayner, e-mail: mirna@ufc.br